Página > Exames e Procedimentos

Exames e Procedimentos

Exames e Procedimentos do Gastro Medical Center

Orientações para a realização de exames e procedimentos

Anuscopia

É um exame feito pelo médico proctologista. Exame indolor. Não há um preparo específico, por isso geralmente acompanha o exame físico da consulta proctológica. O paciente deita-se de lado na maca, o médico faz um toque retal para verificar se existe algo bloqueando o canal anal, e em seguida o aparelho chamado anuscópio, é inserido no canal. As principais queixas para a realização desse exame são sangramento anal, hemorróidas, fissura, lesões por hpv, prurido anal.

Aplicação de Medicamentos

No Gastro Medical Center você consegue fazer aplicações de suas medicações que necessitam de infusões via endovenosa ou via intramuscular (como exemplo o ferro, vitamina B 12, antibióticos e terapia biológica).

Balão Intragástrico (BIG)

É um procedimento auxiliar na perda de peso. Não é uma cirurgia, é realizado por endoscopia. Através da boca do paciente, é feita a inserção de uma prótese de silicone (balão) preenchida com soro fisiológico dentro do seu estômago para promover saciedade, e, com isso, resultar em perda de peso.

Biofeedback

É modalidade de fisioterapia específica para o ânus. O objetivo é contribuir na correção das contrações inapropriadas da musculatura da pelve e do esfíncter anal externo durante a defecação. Ela auxilia tanto no extremo da incontinência anal (perda de força muscular) quanto no anismo (não relaxamento completo no reflexo evacuatório).

Bloqueios (Inflitrações) para Dor

A infiltração é um procedimento minimamente invasivo que permite uma rápida melhora da dor na região acometida. Consiste basicamente em infiltrar medicações no foco da dor, pode ser em nervos, articulações, músculos (pontos gatilhos) ou espaços (como o espaço peridural, por exemplo), com a finalidade de interromper os impulsos dolorosos daquela região. É realizada por um médico especialista-anestesista, e pode ser realizado com ou sem sedação de acordo com a escolha do paciente.

Cápsula Endoscópica

O exame realizado através de cápsula endoscópica é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma cápsula, alimentada por bateria. Esta cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas, e tem dentro de si microcâmeras. Esse exame é importante no diagnóstico de hemorragias e problemas do intestino delgado, numa região que não se alcança nem por endoscopia digestiva alta nem pela colonoscopia.

Cauterização de HPV

A cauterização é um procedimento médico usado para tratar as lesões causadas pelo HPV. Envolve a aplicação de calor (cauterização com eletrocautério), frio (crioterapia) ou uma substância química (ATA, podofilina) em uma lesão para destruí-la. É recomendada para lesões intraepiteliais de baixo grau e verrugas genitais. O objetivo é evitar que as lesões evoluam para câncer de canal anal.

Citologia Anal

É uma coleta realizada na própria consulta com o proctologista. Trata-se de prevenção ou diagnóstico precoce de lesões por HPV no canal anal. Também chamado de Papanicolau, pois tem a mesma finalidade e acontece da mesma forma da coleta no colo do útero. Aqui, coloca-se uma escova pequena no canal anal e coleta amostra celular da região. Essa amostra seguirá para laboratório específico para análise.

Colonoscopia (Endoscopia Digestiva Baixa) Diagnóstica e Terapêutica

A colonoscopia é um exame cujo objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro do intestino grosso. A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão através dos cólons e final do intestino delgado. Através do exame consegue-se visualizar, capturar imagens e realizar biópsias, além de outros procedimentos como retirada de pólipos, tatuagens e dilatações.

Colposcopia Anal

A colposcopia anal é um procedimento que permite a avaliação minuciosa do canal anal na busca de lesões por HPV que não são passíveis de visualização a olho nu. Antecede o aparecimento das famosas verrugas provocadas pelo vírus. O procedimento é utilizado no tratamento e vigilância da displasia anal e na prevenção do câncer anal. É realizado através de um microscópio, e não há a necessidade de sedação, nem nenhum tipo de preparo retal.

Dilatação de Cólon

A dilatação colônica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do intestino grosso. É realizada com auxílio do colonoscópio e balões de dilatação com tamanhos variados. Dependendo do grau de estreitamento, mais de uma sessão poderá ser necessária.

Dilatação de Esôfago

A dilatação esofágica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do esôfago. É realizada com auxílio do endoscópio e balões de dilatação com tamanhos variados. Dependendo do grau de estreitamento, mais de uma sessão poderá ser necessária.

Endoscopia Digestiva Alta (Com Pesquisa de H.pylori)

A endoscopia é um exame cujo objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro da luz do esôfago, estômago e duodeno. A endoscopia é feita através da introdução do endoscópio pela boca progredindo até a segunda porção duodenal. Através do exame consegue-se visualizar, capturar imagens e realizar biópsias, além de outros procedimentos como retirada de pólipos, tatuagens e dilatações.

Enteroscopia por Duplo Balão

A enteroscopia de duplo balão é um exame realizado para a visualização direta do intestino delgado, o que não se consegue pela endoscopia digestiva alta nem pela colonoscopia. Na enteroscopia de duplo balão, o acesso ao intestino delgado pode ser feito através da boca ou do ânus. Além de ser o único método disponível atualmente para avaliar em detalhe a totalidade do intestino delgado em tempo real, durante o exame é também possível realizar procedimentos terapêuticos como colher biópsias, coagular lesões hemorrágicas, remover pólipos e dilatar estenoses. A enteroscopia de duplo balão é sempre realizada sob anestesia.

Gastrostomia Endoscópica

A gastrostomia endoscópica é um procedimento realizado através da endoscopia para introduzir uma sonda que atravessa a parede do abdome e vai direto ao tubo digestivo em pacientes que precisam fazer uso de sonda gástrica para se alimentar, receber líquidos ou medicação diretamente no estômago, ao invés de ingerir e deglutir. É realizado sob sedação.

Laser Erbium-Yag

O laser de CO2 fracionado é um tratamento estético indicado para o rejuvenescimento da pele do rosto, pescoço ou mãos, combater as rugas e manchas escuras, além de remover as cicatrizes de acne. Esse tipo de laser utiliza feixes de luz que penetram nas camadas superficiais e profundas da pele, o que provocam danos térmicos localizados, estimulando a produção de colágeno e acelerando a renovação celular. Como costuma ser dolorido, proporcionamos a possibilidade de realizá-lo sob sedação.

Laser Infrared (Infravermelho)

O laser infravermelho ajuda no processo inflamatório, para cicatrização e regeneração celular, além de minimizar a dor. Ajuda na reparação tecidual do pós-operatório.

Laser para Plicomas e Cisto Pilonidal

Para casos selecionados, podemos realizar o tratamento cirúrgico dos plicomas e do cisto pilonidal de forma menos invasiva com auxilio do laser, sob anestesia local e sedação na própria clínica.

Ligadura Elástica de Hemorroidas

A ligadura é um procedimento menos invasivo que uma cirurgia para remoção das hemorroidas, principalmente quando provocam sangramento ou prolabamento anal. Pode ser realizada com ou sem sedação, na própria clínica, como a colocação de um anuscópio, visualização direta dos mamilos internos, e , com auxílio de um aspirador, tracionamos e disparamos pequenos elásticos , cuja finalidade é isquemiar esse excesso de tecido, provocando a necrose e posterior queda do mesmo. Pode ser necessária a realização de mais de uma sessão para resolução completa dos sintomas.

Ligadura Elástica de Varizes de Esôfago

O procedimento da ligadura elástica de varizes de esôfago é realizado por endoscopia digestiva alta. Um equipamento é acoplado na ponta do endoscópio que permite a aspiração de uma variz específica, através de um elástico de borracha nessa veia. Esse , por sua vez, o estrangula o fluxo de sangue naquela variz, o que faz com que ela necrose e diminuindo o risco de hemorragias.

Manometria Anorretal

É realizado através de uma sonda, que contém vários sensores de pressão e um balão de látex em sua extremidade, que é passada através do ânus e posicionada dentro do reto. Serve para avaliar força da musculatura do esfincter anal, assim como sensibilidade retal e alguns reflexos. Não necessita de preparo prévio nenhum, nem de sedação, pois precisamos da colaboração do paciente para realização de exercícios específicos.

Morpheus

O Morpheus é um tratamento estético, com tecnologia avançada, que utiliza radiofrequência somado a microagulhamento na pele. Ele pode ser feito no rosto, pescoço, além de áreas como abdome, coxas e glúteos. Como costuma ser dolorido, proporcionamos a possibilidade de realizá-lo sob sedação.

pHmetria Esofágica de 24 Horas

É um exame que permite avaliar o refluxo de material ácido do estômago para o interior do esôfago, monitorando o paciente por um período de 24 horas, utilizando uma sonda fina colocada em uma das narinas e conectada a um computador (gravador) portátil. Ao final, faz-se uma leitura desses dados e os comparam com as anotações no diário do paciente, avaliando seus sintomas e suas refeições no dia da realização do exame.

Plasma de Argônio para Cauterizações

O uso do plasma de argônio pode ser realizado tanto através da endoscopia digestiva alta quanto na colonoscopia . Sua indicação é na identificação de lesões angiodisplásicas, pequenos e fragéis vasos na parede do estômago, intestino delgado ou intestino groso, que levam a quadros de anemia ou hemorragia digestiva. Com o plasma de argônio podemos cauterizar essas lesões e com isso diminuir a chance de acontecer novos episódios de sangramento.

Plasma de Argônio para Reganho de Peso

Esse tratamento é feito para aqueles que realizaram a cirurgia bariátrica previamente (by-pass), promovendo novamente a redução do diâmetro da anastomose. Trata-se de uma cauterização sobre a anastomose gastro-jejunal feita com o gás argônio. Dessa maneira, o paciente que havia parado de perder ou voltado a ganhar peso, volta a apresentar novamente a saciedade alimentar precoce com baixa ingestão de alimentos, já que o organismo volta a apresentar restrição para a comida, e, consequentemente nova perda de peso.

Procedimentos Dermatológicos

Na clínica você consegue realizar retirada de sinais na pele, biópsias de lesões, cantoplastias (tratamento de unha encravada). Pode realizar aplicação de bioestimuladores, toxina botulínica , além do uso de técnicas avançadas como Morpheus e Laser de CO2.

Teste de Hidrogênio Expirado para Intolerância a Frutose

Teste de hidrogênio expirado é a mais avançada solução para o diagnóstico de intolerâncias alimentares. O teste pode levar até 180 minutos a depender da intolerância investigada e do tempo de trânsito intestinal do paciente. Mede a concentração de hidrogênio no ar expirado, avaliando a má absorção e intolerância a frutose após ingerir uma sobrecarga dela.

Teste de Hidrogênio Expirado para Intolerância a Lactose

Teste de hidrogênio expirado é a mais avançada solução para o diagnóstico de intolerâncias alimentares. O teste pode levar até 180 minutos a depender da intolerância investigada e do tempo de trânsito intestinal do paciente. Mede a concentração de hidrogênio no ar expirado, avaliando a intolerância a lactose após ingerir uma sobrecarga dela.

Teste de Hidrogênio Expirado para Supercrescimento Bacteriano (SIBO)

Teste de hidrogênio expirado é a mais avançada solução para o diagnóstico de intolerâncias alimentares. O teste pode levar até 180 minutos a depender da intolerância investigada e do tempo de trânsito intestinal do paciente. Mede a concentração de hidrogênio no ar expirado, avaliando a presença ou não de supercrescimento bacteriano após a ingesta de lactulose ou glicose.

Toxina Botulínica para Estética

A aplicação de toxina botulínica é um procedimento estético procurado por muitas pessoas que buscam mudar algo na sua aparência, principalmente diminuição das rugas.

Toxina Botulínica para Fissura Anal

A Toxina Botulínica anal permite o relaxamento do esfíncter anal interno, a fim de obter o relaxamento necessário para acelerar o processo de cicatrização de uma fissura cronificada. O botox anal também pode auxiliar no tratamento de proctalgia fugaz.